quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Educar


Educar... é uma missão... uma obrigação... que pode ser vista sob uma perspectiva dupla, quando falamos de crianças.
Hoje é atribuída largamente à escola essa função, já que ainda bebês a grande maioria das crianças ingressam no mundo escolar.
Mas há muito que se refletir sobre essa questão... Jamais os educadores devem abster-se dela, pois passam muitas horas com os alunos, em relação ao tempo disponível para maioria dos pais... Mas em contrapartida jamais a família deve esperar que a escola dê ao seu filho a Educação que ele deseja... (me refiro a princípios, valores, que são desenvolvidos e próprios de cada meio familiar).
A criança deve aprender a criar laços, respeitar regras, viver em comunidade. E o primeiro exemplo dessas questões deve partir da família para escola, e não da escola para família... É necessário se recuperar os papéis e funções de cada instituição...
A família deve ser o eixo de uma boa condição para a aprendizagem, da convivência em grupo e do acompanhamento e participação na vida cotidiana e escolar do filho.
Já a instituição, a escola, o processo educacional infalivelmente deve ter como eixo principal a aprendizagem, o buscar métodos e situações que favoreçam tal processo cognitivo. Pode e deve abordar as questões éticas, cidadãs e comportamentais, desde que estas complementem a a aprendizagem através de conhecimentos prévios, que podem ser aprimorados e incorporados no ambiente escolar e no meio social. Mas jamais deve ser o princípio, o canal exclusivo...
Nunca a escola deve e pode se ocupar do papel da família, pois assim estará deixando de lado o seu principal papel que é o de desenvolver o conhecimento, reflexivo e autônomo...
Família e escola devem ser instituições que se completam e se comunicam, buscando o desenvolvimento social e cognitivo do aluno. Mas cada uma deve se ocupar, refletir e executar o seu papel, para não correr o risco de descaracterização e da perda de função que lhe é própria e peculiar.

Refletindo


HOJE, RESOLVI REFLETIR... DEU A LOUCA...RS....ÀS VEZES REFLETIR, NOS ENLOUQUECE!!!... KKKKBOM, FALANDO SÉRIO... REFLETI SOBRE COISAS IMPORTANTES DA MINHA VIDA, E CONCLUI... QUE SOU MT FELIZ!!!MAS... PRECISO SABER LIDAR MELHOR COM ALGUMAS SITUAÇÕES...-ANSIEDADE;ME PARECE IMPOSSÍVEL DEIXAR DE SER ANSIOSA!!!-SEMPRE SER MUITO SINCERA (às vezes essa sinceridade traz muitos problemas!!!)... se não Me falha a memória, mas existe um filme que fala sobre isso, o dia que uma pessoa decidiu que não ia mentir p ninguém!!!BOM, MAS SEMPRE ACHEI A SINCERIDADE UMA QUALIDADE, NÃO, NÃO VOU MENTIR!!!ENTÃO A ÚNICA MANEIRA, É OMITIR SE FOR NECESSÁRIO!!!(não vou me sentir bem... mas será melhor assim... p os outros e principalmente p/ mim)!!!-FALTA DE DELETE... AH... O QUE É ISSO???... SABE AQUELAS PESSOAS QUE DEVÍAMOS DELETAR DE NOSSAS VIDAS, E POR MAIS QUE DECIDIMOS, SABEMOS E TENTAMOS CONSTANTEMENTE ESQUECER... (é isso!)... NÃO CONSEGUIMOS DELETAR... ELAS FICAM SEMPRE MARTELANDO... NÃO ADIANTA REZAR, DISTRAIR,MUDAR A MÚSICA... EM ALGUM MOMENTO, (é é mt rápido) LÁ ESTÁ A PESSOA DE NOVO... POR ENQUANTO ESSE CASO É SEM SOLUÇÃO!!!-100% EMOCIONAL: ME ENVOLVO DEMAIS, COM TUDO QUE ACONTECE E VIVO... SEMPRE VEJO E SINTO COM O CORAÇÃO... (podem ser decisões, trabalho, amigos, relacionamentos). NEM SEI ONDE A RAZÃO FICA EM TUDO ISSO!!! POUCAS VEZES A RAZÃO PREVALECE!!!-
-NUNCA CONSEGUIR PARAR DE PENSAR...REFLETIR...QUESTIONAR... TUDO!!! XIII... ASSIM VOU DAQUI HÁ ALGUNS ANOS SURTAR!!! AH... MAS ACHO QUE TODO MUNDO É UM POUCO ASSIM!!!(pelo menos acho que não sou a única, entre bilhões de pessoas...)!DO RESTO... ACHO QUE SOU BEM NORMAL (pelo menos eu acho..., o que já é bem relevante, pq o que os outros acham, sinceramente, não tô nem aí!)OU MELHOR NÃO DEVERIA ESTAR...MAS ENFIM... TBÉM CONCLUÍQUE A MINHA HISTÓRIA, É PECULIAR, RICA E BONITA!!! EU QUE CONSTRUÍ... ACERTANDO, ERRANDO... MAS É MINHA!!!MINHA VIDA SEMPRE FOI MUITO INTENSA EM TUDO... (o que me trouxe mts alegrias, mas tb tristezas...)EXISTEM MUITAS COISAS A SEREM CONSTRUÍDAS E VIVIDAS... MAS É MELHOR ESPERAR!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Compreender




A compreensão dos outros é algo que devemos iniciar por nós...
Quem pode compreender o outro, se não compreende a si próprio... Ou se olha sob a perspectiva do olhar do outro?
O que eu realmente sou?
Sou aquela que só eu mesma sei... que os outros podem supor... mas nunca entender!!!
Não precisamos desnudar nossas almas à ninguém... é ideal deixar um ponto obscuro... para que cada um possa enxergar sob sua perspectiva de vida... Considerando que a perspectiva do outro jamais pode ou deve me influenciar!!!
Vivo pela minha emoção, pelos meus gostos, pela minha liberdade...